Por Gisele Barbosa
Na atuação na área de Suprimentos nos deparamos com negociações dos mais diversos tipos e dificuldades.
Raramente lidamos com processos simples e fáceis, que quase não exigem esforços.
Quanto maior sua senioridade, com mais frequência terá processos complexos. E a complexidade depende de inúmeros fatores: material de difícil disponibilização, projeto arrojado, condições de aplicação ou entrega difíceis, além das necessidades internas com relação a custo e prazo.
E são estas negociações que exigem mais de nós, da nossa expertise, conhecimento e maturidade. Precisamos utilizar tudo que aprendemos sobre negociação, somando também o nosso domínio nos itens do projeto ou material a ser adquirido.
Porém, tem algo muito importante que pode definir de fato o sucesso da sua negociação: a inteligência emocional.
E isso não se aprende na escola, ou mesmo apenas com o trabalho do dia a dia. É uma evolução pessoal que depende muito de você.
Identificar seus pontos fortes e seus pontos fracos te dá um parâmetro do que precisa ser trabalhado em suas emoções.
E como isso pode impactar nas negociações?
Vou listar apenas alguns fatores:
* conseguir fazer sua análise crítica mesmo sob a pressão do processo;
* ter tranquilidade para negociar com o fornecedor sem transparecer suas inseguranças e medos;
* conseguir mostrar sua maturidade ao cliente interno, para que ele entenda que você está fazendo o seu melhor;
* mostrar em todas as interações sejam internas ou externas, que você é dono do processo, sabe o que está fazendo, entende tecnicamente e comercialmente do todo;
* e o mais importante, gerenciar isso tudo com os demais processos e as demandas que vão chegando até você.
Saber lidar com as emoções traz todas essas habilidades e cria a chamada “Inteligência Emocional”, que é essencial ao perfil de um comprador de sucesso.
Desenvolvê-las requer olhar para si mesmo com senso crítico, não se diminuindo, mas sim pensando em evolução.
Esse processo de desenvolvimento deve estar em sua mente o tempo todo, para que possa a cada erro ou acerto tirar lições para si.
E assim, ir construindo um profissional maduro e seguro, e poder ver a evolução da sua carreira seguir de forma exponencial.
Gisele Barbosa é engenheira civil, gestora de compras e psicanalista. Com 17 anos de experiência, é pós-graduada em Gestão Empresarial, com expertise em liderança de equipes de suprimentos, negociações nacionais e internacionais. Tem destaque na implementação de SAP e projetos inovadores, além de redução de custos e aumento de prazos de pagamento.
321